Fundado em maio de 1937, o então Sindicato dos Operário da Industria Cerâmica e Ofícios Correlativos do Distrito de Aveiro juntou a 25 de maio, na cidade do Vouga, mais de seis mil operários. Ainda durante a época do Estado Novo, o nosso sindicato deu mais um passo no caminho da organização profissional dos trabalhadores portugueses.
Um sindicato cujos estatutos dizem “que ele se constitui para a defesa dos interesses profissionais, morais e sociais” dos trabalhadores, como referiu na data de fundação, Tavares Adão do Sindicato Nacional dos Corticeiros.
Com a presença de representantes do Governo e das entidades patronais, esta organização sindical marcou desde logo que sempre apresentaria um programa revolucionário que enobrece o carinho pelos humildes e a constante preocupação de melhorar as condições do trabalho nacional.
O agora SINTICAVS – Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica, Cimentos, Abrasivos, Vidros, Similares, Construção Civil e Obras Públicas foi um dos sindicatos fundadores da União Geral de Trabalhadores (UGT), com certificado de filiação com data de 1978.
Até aos dias de hoje a associação sindical sempre lutou pela negociação coletiva, quer em relação ao clausulado de expressões pecuniárias, quer ao aumento das tabelas salariais; para além disso luta pela melhoria de condições de trabalho, nomeadamente no que diz respeito à higiene, segurança e saúde.
Aos trabalhadores o Sindicato sempre reforçou:
Não esqueçam a nossa história como associação sindical e não deixem que a história nos esqueça!
ano de fundação
afiliado
apoio jurídico gratuito